Submeter uma obra
Regras

Este projeto objetiva a identificação e a catalogação geral da obra de Amadeo Luciano Lorenzato (1900-1995) de forma digital, contínua, aberta para consulta e sem fins lucrativos.

Qualquer interessado pode propor uma obra para incorporação à catalogação do Projeto Lorenzato preenchendo o formulário abaixo. Todas as informações enviadas sobre a obra serão tratadas com total confidencialidade. Para evitar conflitos de interesse, o Conselho Consultivo não terá acesso a nenhuma informação pessoal do proponente, apenas aos dados técnicos e históricos da obra. Após a inscrição da obra, enviaremos um e-mail confirmando o registro da obra e enviando informações sobre o pagamento da taxa de submissão, conforme aplicável.

A partir de assembleias periódicas, o Conselho Consultivo avaliará obras submetidas ao Projeto, emitindo pareceres que orientam – de forma positiva ou negativa – a incorporação das informações concernentes aos trabalhos na catalogação. Os pareceres, em caráter formal, são devolvidos aos remetentes com as argumentações que justificam o posicionamento do Conselho, cabendo recurso em caso de parecer negativo.

O regimento interno detalhando as regras de funcionamento do Conselho Consultivo está disponível aqui. Para esclarecimentos de quaisquer dúvidas, o Projeto se coloca à disposição para contato através do e-mail projeto@amadeolucianolorenzato.com.

O Projeto se esforça a todo custo para indicar os devidos créditos das imagens publicadas e coloca-se à disposição para eventuais questões acerca de suas atividades e produções. 

Formulário

Compreendendo a heterogeneidade das disposições de dados sobre as obras do artista, sugerimos que indique caso não se tenha a informação solicitada por algum campo no próprio formulário. Destacamos que, embora submissões repletas de dados sejam encorajadas, o envio de informações de obras cujo pouco se sabe tem a mesma importância para o Projeto.

Lembramos que, ao submeter uma obra, o proponente coloca-se de acordo com as diretrizes dispostas acima.

Para esclarecimentos de quaisquer dúvidas, o Projeto se coloca à disposição para contato através do e-mail projeto@amadeolucianolorenzato.com.

    Descritivo da obra

    Faça o upload de imagens (.jpg, .png, .tiff, .bmp) da frente (obrigatório), do verso e do detalhe da assinatura (se houver). Recomenda-se que as imagens tenham sido feitas por fotógrafos especializados, com resolução e iluminação adequada, e que a imagem tenha, no mínimo, 2000 px do menor lado.

    Outras informações

    Faça o upload de arquivos complementares acerca da obra. Caso os arquivos tenham tamanho maior que 10MB, entrar em contato com o Projeto através do e-mail projeto@amadeolucianolorenzato.com.

    Informações do proponente

    Conselho consultivo

    O Conselho Consultivo do Projeto Amadeo Luciano Lorenzato é formado por profissionais de notório saber acerca da obra do artista – nos ambientes comercial, acadêmico e institucional – e do estabelecimento de projetos de pesquisa artística no Brasil. Seus membros, a partir de assembleias periódicas regidas por regimento interno e aberto, analisam e emitem pareceres acerca da incorporação de obras submetidas na catalogação do Projeto.

    Thiago Gomide trabalhou com Bernardo Paz no processo inicial de construção e criação do Instituto Inhotim, em Minas Gerais, onde atuou como gerente de exposições entre 2002 e 2007. Em seguida, trabalhou com Jones Bergamin na Bolsa de Arte, em São Paulo, onde esteve durante seis anos à frente do departamento de arte contemporânea, fotografia e design. Em 2013, associou-se à Antonia Bergamin e, juntos, abriram a galeria Bergamin & Gomide, que operou até 2021. Atualmente é sócio-fundador da galeria Gomide&Co.

    Rodrigo Ratton é sócio-fundador da Galeria de Arte Rodrigo Ratton, com foco em artistas mineiros contemporâneos e populares, que apresentou a exposição “Noites e Noturnos: 120 anos de Lorenzato” (2020).

    Pedro Mendes é sócio-fundador da galeria Mendes Wood DM, com sedes em São Paulo, Bruxelas e Nova York. Em 2019, a galeria apresentou a exposição individual “Lorenzato” em seu espaço em Nova York.

    Rodrigo Moura é atualmente chefe curador do Museo del Barrio em Nova York. Já trabalhou como curador adjunto do MASP e curador do Inhotim onde contribuiu em aquisições para o instituto. Como curador do Museu da Pampulha (2004–2006) em Belo Horizonte, organizou exposição individuais de artistas como Fernanda Gomes, Renata Lucas, José Bento, entre outros. Rodrigo Moura é organizador do livro “Lorenzato”, sobre a obra de Amadeo Luciano Lorenzato, publicado pela Ubu em 2022.

    James Green é diretor sênior da galeria David Zwirner, dirigindo a sede de Londres. Na galeria, apresentou a primeira exposição individual de Amadeo Luciano Lorenzato fora do Brasil; a primeira exposição individual do artista polonês Andrzej Wróblewski no Reino Unido; a primeira exposição individual do modernista indiano Benode Behari Mukherjee fora da Índia; e a primeira exposição individual de Maxwell Alexandre no Reino Unido. É membro do conselho do Studio Voltaire Capital Project e da Gasworks, instituições artísticas na Inglaterra.

    Vilma Eid é sócia-fundadora da Galeria Estação, em São Paulo. Ao longo de mais de 40 anos, viaja pelo Brasil à procura da legítima e qualificada produção de raiz, e construiu um dos mais importantes acervos de arte não-erudita brasileira. Editou publicações e realizou exposições com a curadoria de renomados críticos de arte, no Brasil, na França, na Itália e nos Estados Unidos. Como presidente do Instituto do Imaginário do Povo Brasileiro, recebeu o Prêmio Jabuti em 2019 pela melhor publicação de arte do ano com o livro “Arte Popular: Olhares Contemporâneos”.